Arrascaeta brilha com dois gols e Flamengo bate Cruz Azul por 2 a 1 na Copa Intercontinental
Em uma noite de gala no Catar, o Flamengo avançou às semifinais da Copa Intercontinental da FIFA 2025 ao derrotar o Cruz Azul, do México, por 2 a 1, nesta 1 .quarta-feira (10 de dezembro), no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan. O grande destaque foi o uruguaio Giorgian de Arrascaeta, que marcou os dois gols da vitória rubro-negra e foi eleito o melhor em campo. Com o resultado, o Mengão conquista o troféu simbólico do “Dérbi das Américas” e agora enfrenta o Pyramids, do Egito, no sábado (13), às 14h (de Brasília), pelo mesmo local.
Contexto da partida
A estreia do Flamengo no torneio anual da FIFA, que reúne campeões continentais em formato de mata-mata, foi marcada por um jogo truncado e de poucas chances claras, com forte marcação de ambos os lados. Sob o comando de Filipe Luís, o time carioca pressionou alto desde o apito inicial, explorando erros da defesa mexicana. O Cruz Azul, treinado por Nicolás Larcamón, respondeu com transições rápidas, mas pecou na finalização. A partida, válida pelas quartas de final, teve arbitragem do sueco Glenn Nyberg e foi transmitida ao vivo para o Brasil.
O Flamengo chega embalado após a conquista da Libertadores 2025 e uma campanha dominante no Brasileirão, onde Arrascaeta foi eleito o melhor jogador. O Cruz Azul, vice-campeão da Liga MX, buscava surpreender, mas não conseguiu conter o brilho do camisa 10 rubro-negro.
Resumo do jogo e os gols
O primeiro tempo começou equilibrado, com o Cruz Azul criando a primeira chance aos 12 minutos, em chute de Rotondi que passou rente à trave. Mas o Flamengo não perdoou o erro adversário: aos 14 minutos, o zagueiro Gonzalo Piovi falhou na saída de bola, entregando o presente para Arrascaeta. O uruguaio driblou o goleiro Kevin Mier e tocou para o gol vazio, abrindo o placar: Flamengo 1 x 0. O gol foi uma homenagem especial – Arrascaeta dedicou a rede ao nascimento de seu filho, revelado horas antes do jogo.
O Cruz Azul cresceu no fim da etapa inicial e empatou aos 43 minutos. Após pressão pelo lado direito, Jorge Sánchez recebeu na entrada da área e finalizou com efeito, sem chances para Agustín Rossi: 1 a 1. O Flamengo ainda teve uma chance de pênalti negado pelo VAR, em lance polêmico envolvendo Sánchez.
No segundo tempo, o jogo ganhou em intensidade, mas continuou “enroscado”. O Cruz Azul voltou melhor e quase virou aos 49 minutos do 1º tempo (equivalente a 4′ do 2º), com Gabriel Fernández exigindo grande defesa de Rossi. O Flamengo respondeu com substituições: aos 15′, Filipe Luís sacou Carrascal por Everton Cebolinha, injetando velocidade. Aos 26 minutos, veio o momento decisivo: Cebolinha lançou Arrascaeta, que invadiu a área, tentou cruzamento para Bruno Henrique, mas no rebote tocou por cobertura sobre Mier. A bola quicou na linha antes de o zagueiro Willer Ditta afastar, mas o VAR confirmou o gol: Flamengo 2 x 1.
O Rubro-Negro administrou a vantagem, com Rossi fazendo defesas seguras, enquanto o Cruz Azul pressionou nos acréscimos, mas parou na muralha defensiva. Arrascaeta saiu ovacionado aos 35′, dando lugar a Luiz Araújo.
Escalação e cartões
Flamengo (4-2-3-1): Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar (Saúl), Jorginho (De La Cruz) e Arrascaeta (Luiz Araújo); Carrascal (Cebolinha), Samuel Lino (Plata) e Bruno Henrique. Técnico: Filipe Luís.
Cruz Azul (4-2-3-1): Mier (ou Gudiño, conforme fontes); Sánchez (Bogusz), Ditta, Piovi e Rotondi; Lira, Márquez (Faravelli), Rodríguez, Rivero (Campos), Paradela (Romero) e Fernández (Sepúlveda). Técnico: Larcamón.
Cartões amarelos: Jorginho, Alex Sandro, De La Cruz e Cebolinha (FLA); Ditta e Piovi (CAZ).
Reações e próximos passos
Arrascaeta, com 25 gols na temporada, foi o nome do jogo: “Foi especial, dedico ao meu filho que nasceu hoje. O time todo mereceu”, disse o meia à beIN Sports. Filipe Luís elogiou a resiliência: “Jogo difícil, mas mostramos maturidade”. Do lado mexicano, Larcamón lamentou: “Faltou eficiência, mas saímos de cabeça erguida”.
Com a vitória, o Flamengo segue vivo pelo título mundial, sonhando com um duelo contra o PSG na final (18 de dezembro), caso avance. A torcida rubro-negra, presente em bom número no estádio, já projeta mais uma taça na “magnífica temporada de 2025”. O Pyramids, que eliminou um asiático nas oitavas, será o próximo teste – transmissão ao vivo pela Globo, SporTV e FIFA+.
Arrascaeta brilha com dois gols e Flamengo bate Cruz Azul por 2 a 1 na Copa Intercontinental








Leave a Reply